Retornar à página principal   Descubra os locais inolvidáveis que Timor tem para sí
Termos e Condições Gerais Excursões Pacotes

Díli, a capital de Timor-Leste, é uma cidade onde as marcas das presenças Portuguesa e Indonésia se misturam com a tradição timorense. Apesar dos esforços de reconstrução, continuam ainda bem visíveis os vestígios da destruição de 1999.

Partindo do hotel em Díli, as 3 horas de passeio percorrerão os principais monumentos e locais mais emblemáticos da cidade, com destaque para o Cristo Rei na Praia da Areia Branca, o cemitério de Santa Cruz, a Sé Catedral, o bairro do Farol e a nova zona habitacional dos Coqueiros onde se situam as principais embaixadas.


Após a partida do hotel em Díli, o passeio desenvolve-se sempre ao longo da costa Norte na direcção Oeste. Depois de passar por Taci-Tolo e Tibar, a primeira paragem será em Liquiçá para visita a essa linda vila piscatória; segue-se Maubara, com a sua lagoa de águas avermelhadas, os mini-mercados de cestaria e de bambú à beira da estrada; depois de breve visita aos seus monumentos, continuação pela encosta de Carimbala até Loes; passeio à beira mar com tempo para um convidadtivo banho na praia. Regresso a Díli ao fim da tarde, com chegada pelas 18 horas.


Partida de Díli por Taci-Tolo e Tibar, subindo a montanha na direcção de Gleno, capital do distrito de Ermera; sendo Ermera a região de café por excelência, visita a uma das suas inúmeras plantações, para saborear o seu famoso café de saco à sombra das Madres-del-cacau. Depois de breve visita à vila de Ermera, continuação para a histórica e pitoresca vila de Aileu; reconhecimento dos seus locais mais emblemáticos, destacando-se os monumentos que tornam viva a história desta vila; continuação para Becilau, terra do palavão branco e, por entre plantações de café, passagem por Dare, local de rara beleza natural sobranceiro à cidade de Díli; chegada ao hotel pelas 19 horas.


Partida de Díli em direcção a Baucau, a cidade da água e das acácias verde-rubras; sempre ao longo da mais movimentada estrada que se desenrola pela costa norte e que liga as duas mais importantes cidades, as paragens no Subão e Manatuto são as que mais se destacam pela oportunidade da fotografia e pelo artesanato em barro.

Depois de breve passagem por Laleia e Vemasse, chega-se ao planalto que alberga o aeroporto de Baucau, o maior em Timor Leste com a sua pista de 2.500 metros. Rumo a Venilale, terra de nobres famílias nativas, paragem nas grutas escavadas pelos Japoneses durante a II Guerra Mundial; visita à vila de Venilale.
Continuação para Baucau, com visita pormenorizada da vila e passeio pelas suas praias e redondezas. Em hora a combinar, regresso a Díli com chegada pelas 19 horas.


Partida de Díli pela típica estrada de montanha, numa constante e íngreme subida até Dare; breve paragem antes de se continuar por entre densa vegetação de cafezeiros, palavão e madre-del-cacau até ao alto de Becilau; a temperatura amena é constante dada a altitude.

Ao fim de cerca de 50 Km após a partida de Díli, chegada à linda e pitoresca vila de Aileu. Esta vila encontra-se marcada por muitos episódios da História de Timor Leste e disso é testemunho a diversidade de monumentos ali existentes.

Após visita aos históricos monumentos, continuação do passeio rumo a Maubisse. A bela Pousada de Maubisse, situada no morro predominante à vila, a sua majestosa Igreja e o mercado ao ar livre são pontos de visita obrigatória no passeio relaxante da tarde. O ar puro e fresco que se respira em Maubisse convida-nos ao conforto de um simples agasalho que recomendamos. Em hora a combinar, regresso a Díli com chegada pelas 19 horas.


A ilha de Ataúro situa-se a norte de Díli e foi terra de desterro de muitos prisioneiros em tempos idos. As suas praias, corais e marisco, de que se destacam os pescadores de lagostas, ganharam a admiração de quantos a visitam.Este passeio de barco à ilha tem partida pela manhã e os banhos nas cristalinas águas de Ataúro são difíceis de resistir…
Para os mais interessados, a pesca poderá ocupar parte do tempo do passeio.
O regresso a Díli far-se-á pela tarde, de modo a que a chegada seja até às 17 horas, antes do escurecer.

Nota – Passeio sujeito a disponibilidade de transporte.